Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
º
Terça-feira,
13 de Maio
mundo

Governo dos EUA inclui brasileiro em lista de terroristas globais

Decisão de nomear Ciro Daniel Amorim como terrorista global está relacionada ao envolvimento de membros do "Terrorgram Collective" em uma série de atos violentos

Por Redação T5 Publicado em
Telegram app
Brasileiro é sancionado pelos EUA como terrorista ligado à supremacia branca (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
ouça este conteúdo

O governo dos Estados Unidos impôs sanções nesta segunda-feira (13) ao brasileiro Ciro Daniel Amorim Ferreira, colocando-o na lista de terroristas globais especialmente designados (SDGT). Ciro é apontado como administrador do grupo terrorista transnacional "Terrorgram Collective", que opera principalmente através da plataforma de mensagens Telegram.

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, Daniel , juntamente com outros membros do grupo, é acusado de promover a supremacia branca violenta e incitar ataques terroristas. As sanções impostas aos indivíduos designados incluem o congelamento de ativos nos Estados Unidos e a proibição de transações de cidadãos americanos com eles, como medida para enfraquecer as redes terroristas e impedir o acesso a recursos financeiros.

A decisão de nomear Ciro Daniel Amorim Ferreira como terrorista global está relacionada ao envolvimento de membros do "Terrorgram Collective" em uma série de atos violentos. Além do caso específico de Ferreira, outros integrantes do grupo também foram sancionados, como o croata Noah Licul e o sul-africano Hendrik-Wahl Muller.

O grupo terrorista, que utiliza o Telegram para compartilhar táticas de ataque e glorificar atos de violência, tem sido vinculado a vários episódios de extremismo. Dentre os incidentes relacionados, estão o tiroteio em um bar LGBTQIA+ na Eslováquia em 2022 e o planejamento de um ataque a instalações de energia em Nova Jersey, previsto para 2024, além de um ataque à faca em uma mesquita na Turquia.



Relacionadas
noscript