Pagamentos via QR Code já atingem 89% dos brasileiros
Nos últimos 30 dias, 75% realizaram ao menos uma transação desse tipo, consolidando o método como uma alternativa prática e segura
O uso de QR Codes para pagamentos tornou-se comum entre os brasileiros, com 89% dos usuários de smartphone já tendo utilizado essa tecnologia, de acordo com a pesquisa "Panorama Mobile Time/Opinion Box", onde o levantamento incluiu 2.259 brasileiros conectados à internet e com smartphones. Nos últimos 30 dias, 75% realizaram ao menos uma transação desse tipo, consolidando o método como uma alternativa prática e segura.
O crescimento está diretamente ligado à popularização do Pix, que simplificou os pagamentos digitais e incentivou a adoção de QR Codes em estabelecimentos. A integração do Pix às maquininhas de pagamento facilitou ainda mais a experiência tanto para consumidores quanto para lojistas.
Em quatro anos, o percentual de pessoas que usam QR Codes para pagamentos praticamente dobrou, passando de 48% em agosto de 2020 para 89% em novembro de 2024. Essa mudança reflete a rápida digitalização dos hábitos financeiros no Brasil e o abandono gradual de métodos tradicionais, como dinheiro em espécie e cartões físicos.
A tendência deve se intensificar com o lançamento do Pix por aproximação, previsto para 2025, consolidando o smartphone como principal ferramenta de pagamento e reduzindo o uso de métodos tradicionais, como dinheiro e cartões.