TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

Brasil registra mais de 1.600 casos de Mpox em 2024

O perfil predominante dos infectados é de homens entre 18 e 39 anos, que somam 1.542 casos

Por Redação T5 Publicado em
Alergia cutanea no braco de uma pessoa
Outros 437 casos ainda estão sendo investigados (Foto: Freepik)

O Brasil ultrapassou a marca de 1.500 casos de Mpox em 2024, com 1.638 infecções confirmadas ou prováveis até a terceira semana de novembro. Outros 437 casos ainda estão sendo investigados. A região Sudeste é a mais afetada, com 77,5% dos casos, sendo São Paulo o estado com o maior número de registros (886), seguido pelo Rio de Janeiro (320).

O perfil predominante dos infectados é de homens entre 18 e 39 anos, que somam 1.542 casos. Até o momento, não foram registrados óbitos no país, mas houve 129 hospitalizações, sendo 13 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A doença, causada pelo vírus MPXV, é transmitida principalmente por contato próximo com pessoas infectadas, incluindo por vias sexuais. Os primeiros sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções cutâneas que surgem após três dias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclassificou a Mpox como emergência global em agosto devido ao aumento de casos no mundo, especialmente na África. A OMS recomenda medidas preventivas, como o uso de equipamentos de proteção e o isolamento de itens pessoais entre os infectados.



Relacionadas