TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
um morto

Confira o que se sabe sobre as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília

O incidente gerou uma movimentação intensa de forças de segurança no local que abriga a sede do governo e o Congresso Nacional

Por Carlos Rocha Publicado em
Carro artefatos explosivos praca dos tres poderes foto reproducao X lazarorosa25
Confira o que se sabe sobre as explosões na Praça dos Três Poderes (Foto: Reprodução/ 'X' @lazarorosa25)

Duas fortes explosões foram ouvidas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (13), pouco após o encerramento da sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). O incidente gerou uma movimentação intensa de forças de segurança no local que abriga a sede do governo e o Congresso Nacional.

As explosões ocorreram nas proximidades do STF, causando um grande estrondo que foi ouvido também no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional. Uma segunda explosão aconteceu em um veículo estacionado no anexo 4 da Câmara dos Deputados.

Até o momento, a Polícia Militar do Distrito Federal confirmou uma morte no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada, mas ainda não há mais detalhes sobre sua identidade. A polícia investiga se a morte foi decorrente de um suicídio relacionado à explosão ou se a vítima estava manipulando os artefatos.

Imediatamente após o ocorrido, a Segurança do STF retirou os ministros, servidores e colaboradores do prédio como medida de precaução. A Esplanada dos Ministérios também foi parcialmente interditada pela polícia para garantir a segurança e permitir a investigação.

As sessões da Câmara e do Senado foram suspensas, e os parlamentares foram orientados a deixar os prédios com apoio da segurança. A Polícia Federal e a 5ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal estão no local, realizando a investigação e a perícia.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República ativou o Plano Escudo, uma medida de segurança que permite a atuação do Exército nos palácios da Presidência, Alvorada, Jaburu e Granja do Torto, sem a necessidade de uma operação formal de Garantia da Lei e da Ordem.

As autoridades seguem apurando as circunstâncias do ataque, e o caso segue em investigação. A Polícia Militar do Distrito Federal está realizando varreduras no perímetro da Praça dos Três Poderes e na Explanada dos Ministérios, enquanto aguardam mais informações sobre a motivação e os responsáveis pelas explosões.



Relacionadas