TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
exposição de dados

Banco Central relata exposição de 644 chaves pix de clientes da Caixa

De acordo com o BC, a exposição ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro

Por Carlos Rocha Publicado em
Caixa economica2022
Banco Central informou exposição de 644 chaves pix de clientes da Caixa (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) informou, nesta sexta-feira (8), que um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal teve seus dados expostos. Esse é o 16º incidente de exposição de dados relacionado ao Pix desde o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos, em novembro de 2020.

De acordo com o BC, a exposição ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro e incluiu informações como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e data de posse da chave Pix. A autarquia esclareceu que a falha afetou apenas dados cadastrais, sem impacto na movimentação financeira. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidas.

Embora não fosse obrigatório comunicar o incidente por seu baixo impacto potencial, o Banco Central afirmou que optou pela divulgação em nome do "compromisso com a transparência". Os clientes impactados serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou do internet banking da Caixa, e a autarquia alertou para que desconsiderem qualquer tentativa de comunicação por telefone, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail.

O BC enfatizou que a exposição não indica, necessariamente, que todas as informações vazaram, mas que elas ficaram visíveis para terceiros por algum tempo e podem ter sido acessadas. A instituição anunciou que investigará o caso e que sanções podem ser aplicadas, com possibilidades de multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, conforme a gravidade do incidente.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que o Banco Central mantenha uma página onde os cidadãos possam acompanhar incidentes relacionados à chave Pix e outros dados pessoais. A Caixa Econômica Federal, em nota, assegurou que dados de natureza bancária, fiscal ou patrimonial não foram afetados e que o incidente foi rapidamente corrigido. O banco reafirmou seu "compromisso com a segurança e a privacidade dos dados" e destacou que está constantemente aperfeiçoando seus critérios de segurança em canais, produtos e serviços.



Relacionadas