Novembro azul: mês é marcado pela campanha de conscientização sobre a saúde do homem
Câncer de próstata é o mais incidente no Brasil e o quarto mais frequente no mundo, segundo o radar do câncer
O mês de novembro começou e com ele inicia a campanha do "Novembro Azul", voltada para a conscientização acerca da saúde do homem, em especial o de prevenção ao câncer de próstata, que é o tipo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele
Saiba mais sobre a doença
Os principais fatores que colocam em risco de contrair o câncer de próstata são a idade avançada e o histórico familiar. Quanto mais velho for o paciente, maiores as chances de desenvolvê-lo.
Para se descobrir o câncer de próstata são necessários dois exames. Primeiro, o exame do toque, para que seja feita a apalpação da próstata. Neste, o urologista consegue identificar caroços ou alterações da consistência da próstata. E também o exame de sangue PSA, que é um complemento do diagnóstico. Os exames são complementares e precisam ser feitos para que se tenha um diagnóstico preciso.
Sintomas
Entre os sintomas do câncer de próstata, os mais comuns são: irregularidades para urinar, sangue na urina ou no sêmen, dores e ardências. Mas, na grande maioria dos casos, o câncer de próstata não se manifesta e não causa nenhum sintoma no início. Por isso, são tão necessários exames para detectar a doença de forma precoce.
Tratamento
Em casos de diagnóstico inicial, a cirurgia é o principal tratamento para o paciente com câncer de próstata. Em estágios mais avançados, a radioterapia e quimioterapia se fazem necessárias. Em muitos casos iniciais, a cirurgia pode ser um tratamento definitivo.