TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Segunda fase

Anvisa libera segunda fase de testes do medicamento oral contra a dengue

Estudos clínicos buscam inibir a replicação do vírus em pacientes já infectados

Por Redação T5 Publicado em
Sede anvisa EBC
Os testes seguirão um protocolo randomizado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a segunda fase do ensaio clínico do medicamento oral EYU688, desenvolvido pela Novartis Biociências. O fármaco visa inibir a replicação dos quatro sorotipos do vírus da dengue em pacientes já infectados pelo mosquito Aedes aegypti, com base em resultados promissores de estudos prévios.

Serão realizados 38 ensaios clínicos em centros de pesquisa em Brasília (DF), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP). A distribuição dos testes contará com 7 ensaios em Brasília, 7 em Manaus, 7 no Rio de Janeiro e 17 nas cidades paulistas.

Os testes seguirão um protocolo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, onde os participantes serão divididos em dois grupos: um receberá o EYU688 e o outro, um placebo.

Caso os resultados sejam positivos, o medicamento poderá avançar para a terceira fase, que envolverá testes em uma amostra maior de indivíduos. Simultaneamente, a Anvisa também proibiu hormônios implantáveis conhecidos como "chips da beleza", reforçando seu compromisso com a saúde pública.



Relacionadas