INSS e Correios ampliam parceria para facilitar requerimento de benefício
O envio da documentação será feito de forma digital por meio do Atestmed
O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios anunciaram a ampliação da parceria que permite aos segurados darem entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) diretamente em agências dos Correios. O envio da documentação será feito de forma digital por meio do Atestmed, uma ferramenta do INSS que facilita o upload de laudos médicos e a análise dos pedidos.
Inicialmente, essa parceria começou como um projeto-piloto em Fortaleza (CE), em março deste ano. Agora, com a expansão, 2,6 mil agências dos Correios em todo o país estão aptas a realizar esse serviço, complementando o atendimento oferecido nas 1,6 mil agências da Previdência Social. O objetivo é agilizar a concessão do benefício sem a necessidade de agendamento de perícia presencial, beneficiando especialmente segurados que necessitam de afastamento do trabalho por até 180 dias. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos é de 15 dias.
A medida visa atender segurados que enfrentam dificuldades no uso do aplicativo Meu INSS ou não possuem acesso à internet, permitindo que façam o requerimento próximo às suas residências. Nas agências dos Correios, o segurado pode digitalizar a documentação e inseri-la no sistema do INSS com auxílio dos funcionários da estatal.
Além disso, os segurados podem iniciar o atendimento pelo telefone da Central 135 e, em até cinco dias, comparecer a uma agência dos Correios para apresentar a documentação. Caso haja pendências, o segurado poderá complementar as informações nas agências.
Desde a reformulação do Atestmed, em julho de 2023, até setembro deste ano, foram registrados mais de 4 milhões de requerimentos pelo sistema, dos quais 2 milhões foram concedidos. O Ministério da Previdência Social estima que a capilaridade dos Correios permitirá que sejam realizados mais de 100 milhões de atendimentos mensais em todo o Brasil, facilitando o acesso ao benefício por incapacidade temporária, que hoje representa 78,66% dos benefícios concedidos pelo INSS.