TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
mundo

Robert Roberson: primeira possível execução nos EUA ligada à Síndrome do Bebê Sacudido

Ele é acusado pela morte de sua filha de dois anos, Nikki Curtis, em 2002

Por Redação T5 Publicado em
Homem d035fb318c
Robert Roberson: primeira possível execução nos EUA ligada à Síndrome do Bebê Sacudido (Foto: Reprodução/Criminal Justica Reform Caucus)

Na próxima quinta-feira, 17 de outubro, Robert Roberson, de 57 anos, pode se tornar a primeira pessoa nos Estados Unidos a ser executada por uma condenação de homicídio associada à síndrome do bebê sacudido. Ele é acusado pela morte de sua filha de dois anos, Nikki Curtis, em 2002.

Roberson sempre afirmou ser inocente, e seus advogados, com o apoio de um grupo de legisladores texanos, especialistas médicos e defensores, argumentam que as provas científicas apresentadas durante o julgamento são ultrapassadas e falhas. Segundo eles, novas evidências sugerem que Nikki faleceu devido a complicações de uma pneumonia severa, e não por lesões provocadas por seu pai.

Por outro lado, os promotores sustentam que as novas alegações não são suficientes para contestar a condenação e que a morte da criança foi resultado de abuso físico por parte de Roberson.

Esse caso reacendeu um debate acalorado sobre a validade do diagnóstico de síndrome do bebê sacudido. Críticos, incluindo alguns especialistas jurídicos e médicos, apontam que esse diagnóstico pode levar a condenações injustas, enquanto promotores e organizações médicas defendem que a síndrome é uma causa reconhecida de lesões fatais na cabeça de crianças pequenas.

O Que é a Síndrome do Bebê Sacudido?

A síndrome do bebê sacudido, também conhecida como trauma craniano abusivo, ocorre quando uma criança sofre lesões cerebrais graves devido a movimentos bruscos, como ser sacudida ou arremessada. Este diagnóstico refere-se a ferimentos geralmente causados por adultos e é uma das principais causas de mortes por lesões cerebrais em bebês nos EUA. De acordo com o Centro Nacional para Síndrome do Bebê Sacudido, há cerca de 1.300 casos reportados anualmente no país.

A Controvérsia Sobre o Diagnóstico

Os críticos afirmam que muitos diagnósticos são feitos com base em uma tríade de sintomas – hemorragia no cérebro, inchaço cerebral e hemorragias oculares – sem considerar outras possíveis causas, como quedas ou condições pré-existentes. Os defensores de Roberson argumentam que a morte de Nikki foi consequência de uma pneumonia não diagnosticada, que evoluiu para sepse e foi agravada por tratamentos médicos inadequados.

No entanto, muitos especialistas da área médica defendem que o diagnóstico de trauma craniano abusivo é amplamente aceito e fundamentado em evidências científicas. Eles afirmam que os médicos consideram todas as possibilidades antes de concluir que uma criança sofreu abuso.

Contexto do Caso Roberson

Os defensores de Roberson alegam que ele foi injustamente condenado após levar a filha ao hospital após um acidente em casa. Desde o julgamento em 2003, novas evidências surgiram, indicando que Nikki faleceu em decorrência de uma pneumonia não tratada, potencialmente agravada por intervenções médicas inadequadas.

Por outro lado, os promotores informam que um juiz rejeitou essa teoria em uma audiência de 2022, determinando que as novas provas não eram suficientes para alterar o veredicto original.

Revisão de Casos nos EUA

Nos últimos anos, casos relacionados à síndrome do bebê sacudido têm sido reavaliados nos tribunais americanos, levando à anulação de condenações em estados como Califórnia, Ohio e Michigan. Recentemente, um tribunal no Texas concedeu um novo julgamento em um caso semelhante, alegando que avanços científicos poderiam levar à absolvição do réu.

Entretanto, os pedidos de Roberson para suspender sua execução têm sido repetidamente negados pelo sistema judiciário texano. De acordo com o Centro de Informações sobre Pena de Morte, pelo menos oito pessoas foram condenadas à pena de morte nos EUA com base em acusações ligadas à síndrome do bebê sacudido. Dentre essas, dois foram exonerados, e Roberson é o único que enfrenta a execução.

Enquanto isso, especialistas expressam preocupação de que a contestação da validade do diagnóstico de síndrome do bebê sacudido possa levar pais e cuidadores a subestimarem o perigo de sacudir bebês, perpetuando uma prática potencialmente fatal.

Com informações da Associated Press



Relacionadas