SpaceX inicia operação de resgate para trazer astronautas retidos na ISS de volta à Terra
Lançamento bem-sucedido da cápsula Dragon marca um passo importante para a segurança dos astronautas após meses de espera na Estação Espacial Internacional
A SpaceX, empresa norte-americana de exploração espacial, lançou com sucesso a cápsula Dragon, pilotada pela tripulação Crew-9 da NASA, em uma missão crucial neste sábado. O objetivo da operação é garantir o retorno de dois astronautas americanos que ficaram presos na Estação Espacial Internacional (ISS) por meses, após uma série de problemas técnicos com a nave Boeing Starliner.
O lançamento ocorreu às 13h17, horário de Brasília, no Cabo Canaveral, na Flórida, após alguns adiamentos devido às condições climáticas adversas provocadas pelo furacão Helene, que atingiu parte do estado recentemente. Mesmo com a possibilidade de novos atrasos devido ao clima, a cápsula Dragon conseguiu se desprender com sucesso do foguete e agora segue em direção à ISS.
A tripulação da Crew-9 é composta pelo astronauta da NASA, Nick Hague, e o cosmonauta russo, Alexandr Gorbunov. A previsão é de que a cápsula Dragon acople na estação espacial neste domingo. Ao retornar à Terra, em fevereiro do próximo ano, a nave trará de volta os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão na ISS desde junho.
Os dois astronautas americanos ficaram retidos na estação após falhas graves na nave Boeing Starliner, que apresentou problemas nos propulsores e vazamentos de hélio, impedindo o retorno seguro à Terra. O plano inicial era uma missão de apenas uma semana, mas os problemas técnicos estenderam sua permanência por meses.
A nave Boeing Starliner finalmente retornou à Terra no início deste mês, mas sem a tripulação a bordo. A missão da SpaceX é considerada vital para trazer os astronautas de volta em segurança após essa longa e imprevista estadia no espaço.