Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
10 de Maio
Saúde

Vacina oral contra poliomielite será trocada por dose injetável mais segura e eficaz

A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos e científicos, além de recomendações internacionais

Por Redação T5 Publicado em
Vacinacao
Após a mudança, o esquema será ajustado para uma dose de reforço com VIP aos 15 meses (Foto: Reprodução/Secom JP)
ouça este conteúdo

O Ministério da Saúde anunciou que, até 4 de novembro, substituirá as duas doses de reforço da vacina oral contra poliomielite (VOPb) por uma dose injetável da vacina inativada poliomielite (VIP). Com a mudança, o esquema vacinal contra a poliomielite será exclusivamente com a VIP, seguindo um modelo já adotado por países como Estados Unidos e nações europeias.

A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos e científicos, além de recomendações internacionais. Atualmente, o esquema prevê três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses, com duas doses de reforço da VOPb aos 15 meses e 4 anos. Após a mudança, o esquema será ajustado para uma dose de reforço com VIP aos 15 meses.

A Paraíba já alcançou 86% de cobertura da VIP, com índice de 87,58% em 2023, segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O Brasil, que está há 34 anos sem registrar casos de poliomielite, busca com essa alteração tornar o esquema vacinal mais seguro.

Zé Gotinha permanece ativo

Mesmo com a substituição da VOPb, o Zé Gotinha, criado nos anos 1980, seguirá participando de campanhas de conscientização. Além de atuar contra a poliomielite, o personagem continuará promovendo a vacinação de outras doenças. Em 2024, ele foi premiado na categoria Brand Persona do iBest, em reconhecimento ao seu papel na educação sobre saúde e no combate à desinformação.



Relacionadas
noscript