TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
economia

BNDES abre inscrições para a 3ª edição do programa Garagem, com foco em diversidade e impacto social

Uma das principais mudanças nesta edição é o foco em critérios de diversidade, considerando raça, gênero e região geográfica

Por Redação T5 Publicado em
Edificio sede do bndes250620211187
O BNDES Garagem irá apoiar até 100 negócios por ciclo de aceleração (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a abertura das inscrições para o ciclo 2024 da 3ª Edição do BNDES Garagem, programa de incentivo a startups que busca promover soluções empreendedoras em todo o Brasil. A iniciativa faz parte da estratégia do banco para apoiar projetos voltados à resolução de desafios sociais e ambientais.

Uma das principais mudanças nesta edição é o foco em critérios de diversidade, considerando raça, gênero e região geográfica. O programa destinará 40% das vagas para empreendedores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando a inclusão de negócios dessas áreas.

O BNDES Garagem irá apoiar até 100 negócios por ciclo de aceleração, mais que o dobro das edições anteriores. O programa agora será dividido em duas fases: a primeira, totalmente virtual, e a segunda, que selecionará 50 startups para um apoio mais individualizado. Nesta segunda fase, os empreendedores participarão de atividades virtuais e presenciais no Rio de Janeiro, com despesas de hospedagem e deslocamento cobertas pelo programa.

O projeto é gratuito e oferece suporte a negócios em dois estágios: o de criação, voltado para quem está desenvolvendo um negócio de impacto e busca realizar as primeiras vendas, e o de tração, para negócios já operacionais que desejam expandir. As áreas prioritárias para 2024 incluem economia verde, educação, saúde, economia da periferia e segurança pública, mas outras temáticas também são aceitas.

A aceleração será conduzida pela Quintessa, uma aceleradora de impacto com 15 anos de experiência. “Nosso objetivo é apoiar startups de diversas regiões do país para que possam se desenvolver e alcançar resultados significativos em termos financeiros e de impacto socioambiental”, afirma Anna de Souza Aranha, sócia e co-CEO do Quintessa.

No final da aceleração, as dez startups que mais se destacarem participarão do Demoday e serão premiadas com valores entre R$ 80 mil e R$ 150 mil, nas categorias criação e tração, respectivamente.

O programa se consolidou como um dos maiores de aceleração do Brasil, já tendo apoiado mais de 200 negócios e com a meta de acelerar outros 400 até 2028.



Relacionadas