Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
Crescimento

Paraíba registra segundo maior crescimento em serviços no Nordeste no primeiro semestre de 2024

O setor cresceu 3% de janeiro a junho, quase o dobro da média nacional de 1,6%, ficando atrás apenas de Pernambuco

Por Redação T5 Publicado em
Crescimento servico
No acumulado de 12 meses, houve desaceleração - o indicador passou de 1,2% em maio para 1,0% em junho (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
ouça este conteúdo

A Paraíba registrou o segundo maior crescimento no setor de serviços da região Nordeste no primeiro semestre de 2024, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O setor cresceu 3% de janeiro a junho, quase o dobro da média nacional de 1,6%, ficando atrás apenas de Pernambuco. Em junho, a Paraíba teve alta de 3,4% em relação a maio, superando o crescimento nacional de 1,7%.

Todas as atividades pesquisadas na Paraíba apresentaram expansão, com destaque para o setor de transportes e o índice de atividades turísticas. O gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, atribuiu o desempenho ao transporte aéreo, impulsionado pela queda nos preços das passagens. As festividades de São João em Campina Grande também contribuíram significativamente, com um aumento de 138% no número de passageiros no Aeroporto Presidente João Suassuna.

A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o comportamento conjuntural do setor de serviços no Brasil, focando em empresas com 20 ou mais empregados. O setor de serviços, junto com o comércio e a administração pública, é fundamental na composição do PIB dos Estados e do País, excluindo áreas como saúde e educação.

Em âmbito nacional, o volume de serviços cresceu 1,7% em junho em relação a maio, após uma queda de 0,4% no mês anterior. Comparado a junho de 2023, o crescimento foi de 1,3%, e no primeiro semestre, a alta foi de 1,6%. O índice de 12 meses desacelerou de 1,2% em maio para 1,0% em junho. Destacaram-se os setores de transporte e de informação e comunicação, enquanto o Rio Grande do Sul registrou a maior queda, de 14,5%, devido a uma tragédia climática.



Relacionadas
noscript