Queda de avião em SP: caixas pretas são encontradas e lista de vítimas divulgada
O acidente, envolvendo um turboélice ATR-72, resultou na morte de 61 pessoas, incluindo 57 passageiros e 4 tripulantes
Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) localizaram os gravadores de dados e de voz da aeronave que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. O acidente, envolvendo um turboélice ATR-72, resultou na morte de 61 pessoas, incluindo 57 passageiros e 4 tripulantes.
Os gravadores, conhecidos como Cockpit Voice Recorder (CVR) e Flight Data Recorder (FDR), foram encontrados no local do acidente e serão enviados para Brasília para análise. O brigadeiro do ar Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, explicou que o CVR grava as vozes dos pilotos e os sons da cabine, enquanto o FDR coleta dados técnicos, como velocidade, inclinação e status dos flaps e do trem de pouso.
“Esses dados são cruciais para reconstruir o acidente e melhorar a segurança no transporte aéreo,” afirmou Moreno. A análise dos gravadores será feita com a máxima celeridade, embora o tempo necessário para a investigação dependa do estado dos equipamentos. Caso os gravadores estejam muito danificados, poderão ser enviados para o fabricante nos Estados Unidos.
No Hemisfério Sul, existem apenas dois laboratórios capazes de analisar caixas pretas: um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília. O Cenipa ainda não divulgou as possíveis causas do acidente e ressaltou que a investigação inclui fatores humanos, operacionais e materiais. Todos os dados relacionados ao voo serão analisados para elaborar um relatório final.
O voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) e caiu em Vinhedo. A Voepass disponibilizou um número de contato para informações às famílias das vítimas: 0800 9419712. A lista de passageiros e tripulantes confirmados foi divulgada e inclui nomes como Rosangela Souza, Eliane Andrade Freire, e Humberto de Campos Alencar e Silva.
O Cenipa continua investigando o caso e coletando todas as informações relevantes para identificar as causas do trágico acidente.
Passageiros do voo 2283:
- Adriana Santos
- Andre Michel
- Ana Caroline Redivo
- Antonio Deoclides Zini Junior
- Ariane Risso
- Deonir Secco
- Daniela Schulz Fodra
- Diogo Avila
- Edilson Hobold
- Eliane Andrade Freire
- Hadassa Maria da Silva
- Isabella Santana Pozzuoli
- Joscarlos Copetti
- Joslan Perez
- Josgleidys Gonzalez
- Jose Cloves Arruda
- Jose Fer
- Kharine Gavlik Pessoa Zini
- Laianna Vasatta
- Leonardo Henrique da Silva
- Lizibba dos Santos
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Luciani Cavalcanti
- Luciano Trindade Alves
- Mauro Bedin
- Mauro Sguarizi
- Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
- Maria Parra
- Maria Valdete Bartnik
- Rafael Alves
- Rafael Fernando dos Santos
- Raphael Bohne
- Renato Bartnik
- Renato Lima
- Rosangela Maria de Oliveira
- Rosangela Souza
- Rosana Santos Xavier
- Sarah Sellalanger
- Silvia Cristina Osaki
- Wlisses Oliveira
Tripulantes do voo 2283:
- Danilo Santos Romano
- Ebora Soper Avila
- Humberto de Campos Alencar e Silva
- Rubia Silva de Lima