TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
paralisação

Greve do INSS: governo federal se reúne com representantes do instituto nesta sexta-feira (9)

Servidores cobram reajuste salarial e valorização da categoria, com projeto de lei com o reconhecimento da carreira do seguro social.

Por Redação T5 Publicado em
Greve inss Easy Resize com
Foto: Divulgação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reúne-se nesta sexta-feira (9), em Brasília, com servidores da Previdência Social para tratar das reivindicações da categoria, que está em greve nacional há quase um mês.

As paralisações se iniciaram no dia 16 de julho. Ao total, 104 gestores das Gerências Executivas do INSS aderiram ao movimento. Os servidores da previdência social cobram reajuste salarial e a valorização da carreira.

Além do aumento do salário, manifestantes cobram também que o governo federal envie um projeto de lei ao congresso com o reconhecimento da carreira do seguro social, inclusão das atividades de autoria, controle, fiscalização e combate à fraude nos benefícios e também a alteração do critério de ingresso para o cargo de técnico do seguro social para nível superior.

A manifestação tem preocupado o governo, que acionou a Justiça para não prejudicar a prestação dos serviços. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a greve dos servidores do INSS não afete os serviços essenciais, sendo necessário que cada agência funcione com, no mínimo, 85% das equipes.



Relacionadas