TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Morte de Padre Cícero completa 90 anos neste sábado (20)

Devoção ao Padim Ciço mobiliza milhares de pessoas anualmente a Juazeiro do Norte

Por Redação T5 Publicado em
Padre cicero
Padre Cícero faleceu em 1934 (Foto: Senado Federal/Domínio Público)

Neste sábado (20), a morte de Padre Cícero Romão Batista - o Padim Ciço - completa 90 anos. Reverenciado como santo por centenas de milhares de devotos, anualmente o sacerdote é celebrado por devotos que peregrinam para Juazeiro do Norte, no sertão do Ceará.

Nascido em 1844, no Crato, sertão cearense, Padre Cícero tornou-se uma figura importante para os católicos brasileiros. Isso porque a vida do sacerdote foi marcada por eventos extraordinários, conhecidos como os "milagres das hóstias". Relatos afirmam que as hóstias consagradas pelo sacerdote teriam se transformado em sangue na boca da beata Maria de Araújo.

A Igreja Católica, no entanto, rejeitou esses milagres, levando à excomunhão de Padre Cícero e à proibição de que ele celebrasse missas. Mesmo assim, sua fama cresceu, fazendo de Juazeiro do Norte um local sagrado para muitos fiéis.

Padre Cícero faleceu em 1934, ainda rompido com o Vaticano. Décadas depois, em 2015, a Igreja se reconciliou com sua memória, e em 2022, foi iniciado o processo para sua beatificação. A importância de Padim Ciço foi novamente reconhecida em outubro de 2023, quando foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria do Brasil, por meio de uma lei sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.



Relacionadas