TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
presidente lula

'Taxa das Blusinhas': sancionada lei de imposto de importação para compras internacionais

Anteriormente, essas compras estavam sujeitas apenas ao ICMS, imposto estadual

Por Carlos Rocha Publicado em
Regras para compras internacionais começam nesta terça (1º); veja o que muda
'Taxa das Blusinhas': sancionada lei de imposto de importação para compras internacionais (Foto: Reprodução/ Twitter)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (27) a lei que estabelece a cobrança do imposto de importação para compras internacionais de até 50 dólares. A medida entrará em vigor a partir do dia 1° de agosto deste ano. Anteriormente, essas compras estavam sujeitas apenas ao ICMS, imposto estadual.

A decisão foi formalizada durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social nesta manhã. A introdução do imposto foi resultado de negociações entre o Congresso Nacional, que buscava evitar aumento da carga tributária, e a equipe econômica do governo, focada em aumentar a arrecadação.

Apesar do acordo alcançado, nas semanas anteriores, Lula havia manifestado críticas à medida. Na quarta-feira (26), um dia antes da sanção, o presidente classificou a cobrança como "irracional".

"Nós temos um setor da sociedade brasileira que pode viajar uma vez por mês pro exterior, e pode comprar até 2 mil dólares sem pagar imposto. Pode chegar no free shop e comprar mil, e pode comprar mil no país, e não paga imposto. E é maravilhoso, fiz isso pra ajudar a classe média, a classe média alta", afirmou Lula em entrevista ao Uol.



Relacionadas