O que não fazer em casos de queimaduras? Veja cuidados
Período junino aumenta o risco de queimaduras, com fogueiras e fogos de artifício
Por Redação T5
Publicado em
Além das fogueiras, os fogos de artifício são tradicionais e estão sempre presentes nas festas de São João no Nordeste. No entanto, essa época festiva também aumenta o risco de queimaduras, principalmente entre aqueles que manipulam fogos de artifício ou fogueiras sem a devida precaução.
O Portal T5 separou alguns cuidados em casos de queimaduras que são fundamentais para evitar complicações. Ainda assim, é preciso ressaltar a importância de procurar ajuda médica em situações graves. Veja orientações sobre o que não fazer em caso de queimaduras:
- Não aplique gelo diretamente na queimadura: embora possa parecer uma boa ideia para aliviar a dor, o gelo pode causar danos adicionais à pele que já está fragilizada. Em vez disso, use água corrente fria para resfriar a área afetada.
- Não use manteiga, pasta de dente ou outras substâncias caseiras: essas substâncias podem causar infecções e dificultar a avaliação médica da gravidade da queimadura. O melhor é manter a área limpa e buscar ajuda médica.
- Não estoure bolhas: as bolhas que se formam após uma queimadura atuam como uma proteção natural da pele. Estourá-las pode aumentar o risco de infecções e retardar a cicatrização.
Para minimizar os riscos de queimaduras durante as festas juninas, nos casos de fogos, é importante seguir as instruções do fabricante e nunca acendê-los dentro de casa ou perto de outras pessoas.