Brasileiros fazem mais apostas esportivas do que investem na Bolsa de Valores
Em 2023, a fatia de 14% da população fez pelo menos uma aposta on-line.
Um levantamento da Associação Brasileira das Entidades de Mercado (Anbima) aponta que no Brasil mais gente fez apostas esportivas ao invés de investimentos na Bolsa de Valores. Os números apontam que cerca de 14% da população (cerca de 22 milhões de pessoas) fez pelo menos uma aposta online em 2023. Os dados foram publicizados inicialmente pelo UOL.
Se comparar com o mesmo período, apenas 2% da população investiu na Bolsa. A sinalização pontua que o único investimento que supera as bets no volume é a poupança, feito por 25% da população.
Perfil
O público que faz esse tipo de investimento está nas classes A, B e C. A presença masculina é maior, com 63%. No recorte de idade, a geração Z (nascida entre 1997 e 2010) prevalece. Abaixo vem a millennials (entre os anos de 1981 e 1996).
A pesquisa ainda aponta que dentre os apostadores, 43% investem nos produtos financeiros ofertados pelo banco onde o dinheiro está inserido. Neste caso, a poupança surge com 21% da preferência, que ainda tem as moedas digitais (12% do público) e títulos privados (com 7%).