Porto Alegre pode enfrentar chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; Defesa Civil emite alerta
Segundo comunicado do órgão, situação nesta segunda (27) pode agravar alagamentos, causando transbordamentos, deslizamentos e queda de energia. Aulas foram suspensas até esta terça-feira (28)
A Defesa Civil de Porto Alegre (RS) emitiu alerta preventivo, neste domingo (26), diante da possibilidade de chuvas intensas, entre 50 e 100 milímetros por dia, e ventos entre 60 e 100 km/h nesta segunda (27). A previsão é de que precipitações comecem na madrugada e durem até a noite.
Segundo o órgão, temporais podem "prolongar alagamentos" já existentes na capital do Rio Grande do Sul. "Transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas", completou a Defesa Civil da capital gaúcha.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, as informações de condições climáticas são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Aulas suspensas
Devido às orientações da Defesa Civil e dos alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). governo do estado de Rio Grande do Sul suspendeu as aulas em escolas da capital Porto Alegre e nas cidades Pelotas e Rio Grande na próxima segunda (27) e terça-feira (28).
A determinação abrange tanto a rede pública (escolas estaduais e municipais) quanto a rede privada. A decisão foi tomada após o alerta preventivo emitido pela Defesa Civil Municipal diante da possibilidade de chuvas intensas e ventos entre 60 e 100 km/h.
Ao todo, 14 escolas da rede municipal e 27 da rede conveniada foram total ou parcialmente alagadas e registraram grande perda de infraestrutura durante a enchente histórica que assola Porto Alegre.
O processo emergencial de limpeza já foi iniciado em quatro escolas que alagadas: EMEIs Cantinho Amigo e Tio Barnabé e Emefs Liberato Salzano Vieira da Cunha e Porto Alegre.
As escolas municipais de ensino fundamental Grande Oriente do Rio Grande do Sul e Aramy Silva permanecem atuando como abrigo temporário.