Dia Nacional do Café: a segunda bebida mais consumida no mundo
Seja no calor do sol ou sob o frio de um dia chuvoso, o café é uma opção indispensável
Hoje, dia 24 de maio, o Brasil comemora o Dia Nacional do Café. Mais que uma bebida, o café é uma paixão de origem cultural. Seja no calor do sol ou sob o frio de um dia chuvoso, o café é uma opção indispensável.
Esta data, instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), marca não só o início da colheita do café em muitas regiões do país, mas também a influência cultural, econômica e social que ela exerce para o país.
Cultivado em terras brasileiras desde o século XVIII, o café se tornou uma das principais commodities do Brasil, sendo reconhecido mundialmente pela qualidade e diversidade de seus grãos. Dos campos de Minas Gerais aos cafezais do Espírito Santo, o Brasil se destaca como o segundo maior consumidor de café do mundo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC).
Neste dia, também homenageamos os baristas, que elevam o café a uma forma de arte, agradando os paladares mais exigentes e conquistando admiradores ao redor do mundo.
Além do Dia Nacional do Café, no dia 1º de outubro, o mundo todo se une para comemorar o Dia Internacional do Café, oficialmente reconhecido pela Organização Internacional do Café.
Curiosidades sobre o café
- O café pode melhorar os níveis de atenção, se consumido com moderação.
- O café é a segunda bebida mais popular globalmente, ficando atrás apenas da água.
- A cafeína, quando consumida em quantidades apropriadas, pode auxiliar na prevenção da depressão e na melhoria do humor.
- A borra de café tem utilidade como fertilizante para plantas.