TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
em todo o Brasil

Lua Cheia Rosa: saiba de que horas ver o fenômeno nesta terça (23)

Fenômeno recebe nome em homenagem ao início da primavera no Hemisfério Norte

Por SBT News Publicado em
Lua cheia governo federal
Lua Cheia Rosa será visível em todo o Brasil (Foto: Reprodução/Governo Federal)

Os amantes da astronomia podem comemorar. Depois do eclipse solar e da passagem do Cometa do Diabo, a Terra irá presenciar o fenômeno chamado de “Lua Cheia Rosa”. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos (Nasa), o fenômeno, que acontece nesta terça-feira (23), será visível em todo o Brasil, a partir das 17h30 (horário de Brasília).

Ao contrário do que muitos pensam, o apelido "Lua Rosa" não tem relação com a cor da lua. O nome está ligado ao início da primavera no Hemisfério Norte, fazendo referência à flor Phlox subulata – ou rosa musgo – que desabrocha no leste do continente.

Para apreciar o fenômeno, não é necessário utilizar nenhum equipamento específico, como lunetas e binóculos. A recomendação da Nasa é apenas encontrar um local com o mínimo de poluição luminosa possível e com uma visão clara do céu.

Apesar de ficar mais bonita, a “Lua Cheia Rosa” não é considerada uma “superlua”. Esse fenômeno, que ocorre de uma a seis vezes no ano, acontece quando a lua está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Nessas datas, o satélite natural da Terra aparece em tamanho maior e com brilho mais intenso.



Relacionadas