Por que o dia 21 de abril é feriado no Brasil?
A data é considerada feriado nacional desde 1965
Neste domingo, 21 de abril, é celebrado o dia de Tiradentes. A data, que é feriado nacional desde 1965, marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira.
Tiradentes foi enforcado por traição à coroa em 21 de abril de 1732, sendo esquartejado em seguida. Ele fazia parte do movimento anticolonialista, que queria a instalação da República no Brasil.
Apesar de ter morrido como um traidor, Tiradentes foi considerado um herói brasileiro séculos depois. Ele foi declarado patrono cívico da nação brasileira no dia 9 de dezembro de 1965, com a publicação da Lei de nº 4.897, no governo de Castello Branco.
Na homenagem, é destacado que a condenação de Joaquim José da Silva Xavier não deve manchar a memória dele, que é "reconhecida e proclamada oficialmente pelos seus concidadãos, como o mais alto título de glorificação do nosso maior compatriota de todos os tempos".
Sobre Tiradentes
Tiradentes ficou três anos preso no Rio de Janeiro e foi enforcado em 1792. Ele foi esquartejado e teve as partes do seu corpo expostas em diferentes locais públicos de Vila Rica, onde atualmente é a cidade de Ouro Preto, para "servir de exemplo".
Uma estátua de Tiradentes foi instalada em um desses pontos, acompanhada de uma placa onde se lê “aqui em poste de ignominia esteve exposta sua cabeça”.
Conta-se que Tiradentes exercia várias profissões, como a de dentista (“tira-dentes”), minerador, comerciante e alferes. Também tinha apreço pela leitura e, ao ler obras estrangeiras e nacionais, montava suas próprias estratégias de intervenção.