TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
último adeus

Corpo de 'Tio Paulo', idoso levado ao banco morto, é enterrado no Rio de Janeiro

Cerca de 15 pessoas participaram da cerimônia

Por Redação T5 Publicado em
Tio paulo agencia bancaria
Idoso morreu na última terça-feira (16)

O corpo do idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, foi sepultado, no final da manhã deste sábado (20), no Cemitério Campo Grande, no Rio de Janeiro. Cerca de 15 pessoas, entre parentes e amigos, participaram do último adeus.

O sepultamento do Paulo foi gratuito, disponibilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, pois a família disse não ter condições de arcar com os custos.

A advogada de Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha do 'tio Paulo", que o levou para a agência bancária, disse que a mulher foi agredida dentro do Presídio de Benfica. A advogado disse que a sobrinha tem depressão.

Relembre

Tudo aconteceu nesta terça (16) na agência do banco Itaú que fica na Avenida Cônego de Vasconcelos 64, em Bangu, bairro do Rio de Janeiro. Erika foi com Paulo até o local usando um carro de aplicativo.

O veículo deixou os dois no no estacionamento do Real Shopping, próximo ao banco, já que a agência fica localizada em uma rua onde não passa carros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou ter sido acionado por funcionários do Itaú às 14h01 e chegou às 14h11.

Já a Polícia Militar contou que foi chamada às 15h20 e que, ao chegar à agência, um médico do Samu atestou a morte de Paulo.

Imagens dentro da agência mostra Erika tentando fazer Paulo assinar um documento. Trata-se de uma ordem de pagamento de R$ 17 mil, algo necessário para sacar o dinheiro. O seguro era direito de Paulo e Erika informou para a polícia que ele queria usar o benefício para comprar uma televisão e fazer uma reforma na casa.

No momento em que os atendentes viram Erika e Paulo no banco, eles estranharam a cena e começaram a notar que havia algo de errado com o idoso. Em seguida filmaram o que estava acontecendo e chamaram o Samu. Uma bancária disse: "Ele não está bem, não. A corzinha não tá ficando...".

Segundo Fábio Luiz Souza, titular da 34ª Delegacia de Polícia (Bangu), Paulo já estava morto. "Não dá pra dizer o momento exato da morte. Foi constatado pelo Samu que havia livor cadavérico. Isso só acontece a partir do momento da morte, mas só é perceptível por volta de duas horas após a morte", disse.

A mulher, presa em flagrante por levar o cadáver do suposto tio para assinar empréstimo em um banco.

O caso foi registrado em Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro.

O que diz o laudo da necrópsia

O laudo da necrópsia de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, não é conclusivo sobre o horário da morte do idoso, levado para uma agência bancária nesta terça-feira (16) pela cuidadora Érika de Souza Vieira Nunes.

Segundo o perito, não há elementos seguros, do ponto de vista técnico e científico, para afirmar se "tio Paulo", como era chamado por Érika, "faleceu no trajeto ou interior da agência bancária, ou que foi levado já cadáver" ao banco.

"Apesar das técnicas mais modernas, não pode o perito consciente de suas responsabilidades estabelecer com precisão determinada hora como aquela que ocorreu a morte. No máximo, deve fazer uma aproximação tão segura quanto possível, que inclua o real momento da morte". Desta forma, a necropsia se iniciando as 11:30h do dia 17/04/2024, o perito pode afirmar que o óbito ocorreu entre 10,5h à 24 horas em relação ao momento da necropsia, sendo assim entre 11:30h do dia 16/04/2024 e 01:00h do dia 17/04/2023", diz o laudo.

O documento ressalta, ainda, que o exame do médico do Samu na agência, constatando a morte de Paulo, notou livores cadavéricos, que são manchas que podem aparecer de 30 minutos a 4 horas após o óbito.

O legista Leonardo Dias Ribeiro, que assina o laudo, ressaltou que Paulo Braga estava "caquético", usava fraldas, tinha sinais de escaras (feridas por tempo acamado) e sinais de broncoaspiração de comida, de congestão pulmonar e de falência cardíaca por doença prévia. O idoso ficou internado na UPA de Bangu com pneumonia, com suporte de oxigênio entre os dia 8 e 15 de abril.



Relacionadas