"Cometa do diabo" poderá ser visto no Brasil neste domingo (21); veja horário
Nesta data, o cometa estará mais próximo ao sol e por isso ficará mais visível
O “Cometa do Diabo”, também conhecido como 12P/Pons-Brooks, poderá ser visto no Brasil a partir deste domingo (21). De acordo com o Observatório Nacional, nesta data, o cometa estará mais próximo ao sol e por isso ficará mais visível.
Ainda conforme o observatório, os residentes do Nordeste já observam o cometa desde o dia 7 de abril. Contudo, não é possível confirmar se o cometa poderá ser visto a olho nu. "A intensidade do brilho desses objetos podem ser imprevisíveis. Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios".
Segundo o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa, pois ele está visível logo após o pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro. Já a partir de maio, poderá ser observado abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17:40 às 18:30 h.
O profissional destaca ainda que dias de lua cheia são os piores para a observação, porque o brilho do satélite dificulta a visualização de objetos astronômicos.
O "cometa do diabo" tem esse nome pois no dia 20 de julho de 2023, durante uma observação realizada pelo astrônomo Elek Tamás, ele achou que o cometa estava mais brilhante, pois, provavelmente, havia sofrido alguma explosão e liberação de gás e poeira de forma inesperada. Essa explosão pode ter distorcido o cometa para forma de ferradura ou chifres e, por isso, recebeu esse apelido.