Por que o leão é símbolo do Imposto de Renda? Entenda
Animal foi utilizado pela primeira em 1980 e, desde então, é associado ao Imposto de Renda
"Já prestou contas ao leão?" Quando se fala em Imposto de Renda, é comum citar o leão para se referir ao tributo. Mas você sabe o por quê?
Tudo começou por causa de uma campanha publicitária. A ideia por trás da imagem era transmitir a mensagem de que, embora o imposto de renda fosse inevitável, ele poderia ser "domado" por meio da declaração correta, evitando assim possíveis complicações com o Fisco.
A primeira peça publicitária que apresentou o leão como ícone do Imposto de Renda foi veiculada no início de 1980. O comercial mostrava um domador em uma arena, diante de um imponente leão. A narração inicial dizia: "Um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo, ninguém quer te arrancar um pedaço."
A mensagem central da campanha era transmitir a ideia de que a declaração do imposto de renda não deveria ser encarada como uma batalha, mas sim como um processo controlável. O filme do governo federal concluía com a imagem simbólica do domador abraçando o leão, seguida pela frase: "Faça a sua declaração com toda calma. Você vai ver que o leão é manso e conhece o seu lugar."
Desde então, o leão tornou-se um símbolo icônico associado ao período de declaração do Imposto de Renda.
Por que o leão?
Essa escolha levou em consideração algumas das características do animal, como:
- É um animal nobre, que impõe respeito e demonstra força pela presença
- É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar
- É justo
- É leal
- É manso, mas não é bobo