O que é a dengue hemorrágica? Entenda a forma mais grave da doença
Conheça os sinais de alerta que podem indicar para dengue hemorrágica
O Brasil registrou somente nas sete primeiras semanas de 2024 mais de 550 mil casos de prováveis de dengue, com 94 mortes confirmadas pela doença. Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, sendo a dengue hemorrágica a de maior gravidade.
A pessoa com dengue pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alerta para dengue hemorrágica. É importante lembrar que esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Como tratar?
Todas as pessoas com febre de menos de sete dias durante uma epidemia ou por casos suspeitos de dengue, devem procurar tratamento médico onde algumas rotinas estão estabelecidas para o acompanhamento. A hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco), ou venosa, dependendo da fase da doença, é a medicação fundamental e está indicada em todos os casos em abundância.
Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Como se prevenir?
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.