Perdeu o celular no carnaval? Saiba como bloquear o aparelho
Aplicativo Celular Seguro, do Governo Federal, já registrou mais de 20 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos
Durante a folia do carnaval é importante redobrar os cuidados com os celulares. Afinal, essa é uma época em que os foliões acabam perdendo o aparelho no meio multidão ou, até mesmo, sendo vítimas de furto ou roubo. Se isso aconteceu com você, uma das ferramentas que pode te ajudar é o aplicativo Celular Seguro, desenvolvido pelo Governo Federal. Através dele, é possível bloquear o celular, evitando que alguém acesse contas bancárias e dados pessoais, por exemplo.
Confira, abaixo, como usar o aplicativo Celular Seguro:
Para ter o Celular Seguro, é preciso criar ou estar logado em sua conta Gov.br. Em seguida, baixar o aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS e fazer o login usando seu CPF e sua senha. Automaticamente, chegará em sua conta Gov.br um código de autenticação.
Depois, o aplicativo mostrará o Termo de Uso e Aviso de Privacidade e, para seguir adiante, basta clicar em continuar. Cumpridas essas etapas, é possível visualizar a Página Inicial e escolher uma das seguintes opções:
- Pessoas de Confiança: onde é possível cadastrar indicados pelo usuário para que, em caso de perda, roubo ou furto do aparelho, criem ocorrências em seu nome.
- Registrar Telefone: para vincular seu aparelho ao seu CPF.
- Registrar Ocorrência: onde é possível registrar casos de perda, roubo ou furto, sendo que o aparelho é bloqueado instantaneamente.