Quais doenças podem ser transmitidas pelo beijo? Veja como se prevenir
O ato é uma forma de contato íntimo que facilita a propagação de infecções
Beijar faz parte das festas de carnaval. É comum que o clima festivo estimule os foliões a expressarem a alegria trocando beijos. Mas é preciso ter cuidado. Isso porque é o beijo é uma forma de contato íntimo que facilita a propagação de infecções e doenças.
Ao Portal T5, a infectologista Júlia Chaves detalhou as principais doenças que podem ser transmitidas neste carnaval. "As duas principais doenças transmitidas pela boca, principalmente pelo beijo, nessa época de carnaval, são: herpes simples e mononucleose. As duas viroses podem ser assintomáticas ou sintomáticas."
A especialista explica os sintomas das duas doenças. "A herpes é aquele sintoma que arde e a mononucleose da muita fadiga e dor de garganta. Essas viroses ficam no corpo da gente pra sempre e mais de 80% da população do Brasil tem herpes e 90% tem mononucleose. Então, são doenças na maioria dos casos benignas, mas podem vir a complicar."
Mas, como se prevenir? Júlia Chaves conta o que é necessário para se proteger. "O ideal seria melhorando a imunidade. Se alimentando bem, se hidratando bem, usando os preservativos e, caso não tenha se protegido bem, procurar um infectologista logo após a infecção."