TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Atenção

É seguro comer sobras da ceia de Natal?

Preparações da noite de confraternização podem ser armanezadas para consumo posterior, no entanto é preciso ter atenção.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Preparo da ceia natalina requer cuidados observando a necessidade de armazenamento dos alimentos
Preparo da ceia natalina requer cuidados observando a necessidade de armazenamento dos alimentos (Foto: Cristiano Sacramento / Reprodução / Instagram)

O fim da ceia e das comemorações de natal sempre deixa surpresas e delícias para serem aproveitadas nos momentos e dias seguintes. O popularmente conhecido como 'RO', ou resto de ontem, corresponde ao aproveitamento das delícias que sobraram da mesa farta. Carnes suínas, de aves, farofa e maionese, por exemplo, fazem parte do cardápio colocado à mesa dos brasileiros.

Nutricionistas e profissionais da saúde alertam que a ingestão destes alimentos de forma secudária, em longos períodos após a preparação, pode acarretar em complicações para a saúde. Isso se os itens estiverem mal preparados, acondicionados ou refrigerados de forma inadequada.

Após a realização da ceia, as sobras devem ser refrigeradas em potes ou utensílios devidamente higienizados. Recomenda-se que o limite para que eles permaneçam em temperatura ambiente é de duas horas. Temperaturas externas entre 5ºC e 60ºC correspondem a um risco elevado de contaminação. A presença de insetos como moscas, por exemplo, é um fator preocupante.

Desta forma, se você vai aproveitar parte da ceia para os dias seguintes o recomendado é armazenar as preparações de forma imediata, evitando assim a contaminação e problemas diversos de saúde.

Leia mais:



Relacionadas