Significado das cores da bandeira do Brasil mudou? Entenda
Verde e amarelo originalmente simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I
A bandeira do Brasil é repleta de significados e curiosidades sobre a história e identidade nacional. Ela foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, e é um dos símbolos do país, formando o quarteto com o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.
Certamente você já ouviu que o verde da bandeira do Brasil representa as florestas e o amarelo as riquezas do país. Mas sabia que estes não são os significados oficiais dessas cores na bandeira?
O verde e o amarelo originalmente simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I. O verde era a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo da casa real dos Habsburgos. Porém, ao longo dos anos os brasileiros associaram essas cores a outros significados. Veja abaixo os significados das cores da bandeira do Brasil:
- Branco: representa a disposição das estrelas na noite de 15 de Novembro, dia da Proclamação da República.
- Azul: assim como o branco, faz referência ao céu na noite da Proclamação.
- Amarelo: simboliza a Casa de Habsburgo, que pertencia Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro I e primeira imperatriz do Brasil. Atualmente, a cor também faz uma referência ao ouro e às riquezas minerais do país.
- Verde: representa a Casa de Bragança, que Dom Pedro I fazia parte, o primeiro imperador do Brasil. Essa cor simboliza a família real portuguesa e a dinastia de Bragança. Assim como o amarelo, o verde foi ressignificado para simbolizar as florestas do país.
E a frase?
A frase "Ordem e Progresso" foi baseada nos estudos do filósofo francês fundador do positivismo, Augusto Comte.
Leia também: