Saiba o que fazer caso de mordida ou arranhão de gatos
Mesmo sendo animais dóceis, os felinos podem apresentar comportamentos agressivos quando ameaçados
Por muitas vezes dóceis e tranquilos, os gatos também podem apresentar comportamentos agressivos caso sintam-se ameaçados. Essas ações podem gerar mordidas e arranhões em tutores. Quando isso acontece, é importante tomar alguns cuidados para evitar doenças.
O primeiro passo é higienizar bem o local da mordida, com água em abundância e sabonete líquido. Após isso, verificar se o animal é vacinado, ou se há alguma possibilidade de conter indícios de alguma doença no animal. Caso o felino não esteja devidamente vacinado, é imprescindível procurar uma emergência médica para que os procedimentos sejam adotados.
Qual a doença transmitida pelo gato?
Uma das principais doenças causadas pelo arranhão do gato é a bartonelose, conhecida como “doença da arranhadura do gato”.
A infecção pode provocar desde uma pequena inflamação no local da ferida, inchaço nos gânglios e febre, até quadros graves que afetam os nervos e o coração. Em geral, os gatos jovens têm mais probabilidade de transmitir a infecção, e a doença se manifesta de forma mais intensa em pessoas com imunidade reduzida, como idosos ou crianças.
Imagem de fxquadro no Freepik
Leia também: