Padre Cícero entra para lista de heróis do Brasil
Padre Cícero está em processo de beatificação pela Igreja Católica desde 2022
O Padre Cícero entrou para a lista de heróis e heroínas do Brasil. O presidente Lula sancionou nesta quarta-feira (11) a lei que inclui o nome do sacerdote no livro nacional. A homenagem é um reconhecimento pela dedicação do religioso em ofertar a vida em defesa e pela construção do país. Vale lembrar que Padre Cícero está em processo de beatificação pela Igreja Católica desde o ano passado.
O livro com os nomes dos heróis brasileiros está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Cícero Romão Batista nasceu em 24 março de 1844 na cidade de Crato, no Ceará. Ele cursou o seminário em Fortaleza e foi ordenado padre em 1870, aos 26 anos. No povoado em que morou, na região de Juazeiro do Norte, desenvolveu trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares.
Estátua
Em 1969, foi inaugurado um monumento em homenagem ao Padre Cícero no alto da Serra do Catolé, também conhecida como Colina do Horto. A estátua, de 27 metros, é a terceira maior do mundo esculpida em concreto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também: