Eclipse solar: saiba como proteger os olhos neste sábado (14)
Especialista lista opção de acompanhamento com opção de reduzir danos.
Muita gente deve se reunir em João Pessoa para acompanhar o eclipse solar programado para este sábado (14). O fenômeno consiste no percurso que a lua fará. Nosso satélite natural estará entre a terra e o sol, cobrindo a maior parte do astro rei. Isso fará com que apenas um "anel de fogo" brilhe nas bordas do sol. O assunto foi tema de uma reportagem do programa Tambaú da Gente Manhã, da TV Tambaú/SBT. Confira na íntegra acima.
Na capital paraibana, o auge do eclipse é previsto para ocorrer às 16h40. Um dos pontos de observação mais requisitados é o Hotel Globo, no Centro da cidade. No entanto, quem foi acompanhar o evento deve tomar cuidado para não ter problemas com a saúde.
A oftalmologista Carla Pereira explica que apesar de ser maravilhoso, o fenômeno emitirá raios que podem ser prejudiciais à saúde ocular. “Esses raios são danosos à nossa retina. Olhar para o sol diretamente já faz mal. E, por mais tempo, por exemplo, pode causar queimaduras onde temos nossa visão central, na mácula”, alertou.
Carla descreve que: “as pessoas acham que filtros negativos, óculos de sol, resolvem. Mas, há aparatos, opções, para que a gente possa acompanhar de maneira breve sem grandes problemas”, disse.
Entre os equipamentos com segurança garantida está o filtro para soldador tonalidade 14, não menor que isso. “Você deve usar por 15 segundos, parar por dois minutos e retornar a observação”, completou.
Leia mais: