Assessor de deputado cria tumulto no senado após sessão da CPMI
O incidente envolveu Rodrigo Duarte Bastos, secretário parlamentar do deputado Jordy
Um assessor do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) se tornou o centro de uma confusão, na tarde desta quarta-feira (18), no Senado Federal após o encerramento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que havia ocorrido no dia 8 de janeiro. O incidente envolveu Rodrigo Duarte Bastos, secretário parlamentar do deputado Jordy.
Tudo começou quando os parlamentares estavam comemorando a aprovação do relatório da CPMI. Bastos, aparentemente indignado, atacou verbalmente os presentes e chegou a acusá-los de apoiarem o grupo extremista Hamas, que tem sido um pivô dos conflitos no Oriente Médio. A acusação causou surpresa e desconforto entre os deputados e senadores presentes.
A situação tomou um rumo ainda mais tenso quando o deputado Rogério Correia (PT-MG) reagiu, derrubando o celular de Bastos das suas mãos. O aparelho caiu e atingiu a cabeça da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que estava de costas e, compreensivelmente, pensou se tratar de uma agressão. Ela prontamente alertou aos presentes sobre o ocorrido.
O clima no local se deteriorou rapidamente. Bastos, aparentemente assustado, fugiu em disparada, deixando o Senado e indo em direção ao Salão Verde e, posteriormente, percorrendo outras áreas do prédio da Câmara dos Deputados. A ação do assessor gerou um tumulto imediato, com policiais legislativos perseguindo-o e jornalistas correndo para capturar imagens da cena.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre eventuais consequências legais para Rodrigo Duarte Bastos ou se o caso será alvo de investigação. O episódio chamou a atenção e destaca as tensões presentes no ambiente político brasileiro.
Leia também: