TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Pedido da PGR

STF suspende concurso da PMERJ; decisão também pode afetar a PB?

O STF também suspendeu o concurso da PM do Distrito Federal com o mesmo entendimento.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
STF recebe quatro pedidos contra quebra de sigilo pela CPI da Pandemia
STF recebe quatro pedidos contra quebra de sigilo pela CPI da Pandemia (Foto: Divulgação)

Foi suspenso o concurso público para a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ). A decisão é do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF) e ocorre no âmbito do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao tribunal contra a reserva de 10% de vagas para mulheres em certames, mediante designação em editais.  A medida pode afetar também o concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba - que também está inserido nas medidas de restrição do ingresso feminino. As provas estão agendadas para o próximo domingo (29).

No caso do concurso para o Rio de Janeiro, as provas foram aplicadas em agosto. A PGR defende que há falta de respaldo institucional para que sejam fixados os percentuais. Isso cria, segundo a procuradoria, discriminação.

No mês passado, Zanin também suspendeu o concurso da PM do Distrito Federal com o mesmo entendimento. Além da Paraíba, os estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins contam com limitações ao ingresso de mulheres em forças de segurança.

O processo protocolado deve ser julgado pelo ministro André Mendonça.

O que diz a Polícia Militar?

No início deste mês de outubro, o coronel Ronildo, subcomandante geral da Polícia Militar da Paraíba, informou que segue em curso normal a preparação para o exame intelectual do concurso. Segundo Ronildo, a PM não recebeu nenhuma notificação a respeito do tema. “O que tomamos conhecimento é que houve o pedido da Procuradoria Geral da República com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao STF”, disse.

Especialista explica

Ao Portal T5, a advogada Allana Lopes comentou o tema. Segundo ela, é provável que o concurso da PMPB seja suspenso. "Isso porque o entendimento do STF vem no sentido de que um dos objetivos fundamentais da república é a promoção do bem de todos sem qualquer preconceito de origem, raça, sexo, cor idade e quaisquer outras formas de discriminação", afirmou.

Leia mais:



Relacionadas