Sinais de alerta: conheça características de relacionamentos abusivos
Compreender o que faz mal pode ajudar na solução do problema
Quase nunca é de uma vez só. A realidade dos relacionamentos abusivos começa com sinais básicos que servem de alerta para as vítimas. Ações simples, do cotidiano, são engolidas pela violência quase sempre estrutural e muitas vezes não configura apenas o ato físico, mas também emocional.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), há pontuais sinais que indicam um relacionamento tóxico. A comunicação tóxica é um deles. Nela está a falta de empatia, agressividade nas palavras e escassez de concordância. Os ciúmes desenfreados podem apontar uma relação não saudável, já que será munida por desconfiança, pela falta de equilíbrio.
O controle das ações alheias é outro ponto importante a ser percebido. Daí são desencadeadas ameaças e críticas disfarçadas, que sinalizam a gravidade da relação abusiva. No último estágio surgem as agressões do trato físico, que representam o fim de uma linha perigosa podendo evoluir para casos de morte. Essas práticas abusivas são completadas com o cerceamento do ir e vir. A vítima perde a liberdade, o poder de escolha.
Como denunciar?
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.
Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.
Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia on-line no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br
Denúncias de violência contra mulheres também podem ser feitas pelo WhatsApp. Para isso, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180 pelo aplicativo ou pelo link https://wa.me/556196100180?text=oi.
Confira matéria exibida na TV Tambaú:
Imagem de Freepik
Leia mais: