Por que o sino da igreja toca diariamente às 18h? Saiba o motivo
Tradição data-se do século XIII
Todos os dias, às 6h, 12h e 18h, é comum ouvir os sinos das igrejas católicas soarem. Mas, por qual motivo isso acontece e quando surgiu essa tradição? O Portal T5 preparou uma matéria para te contar sobre o tema.
Tradição
De acordo com o portal religioso Vaticano News, trata-se de uma antiga tradição da religião, surgida no século XIII. Na época, os fieis atribuíam o momento a uma “oração da paz”. A oração era rezada somente no início da noite, pois se acreditava que o Arcanjo Gabriel apresentou-se a Virgem Maria ao entardecer. Inicialmente era composta pelas palavras da primeira parte da Ave-Maria, repetidas diversas vezes.
"Oração do Angelus"
Os religiosos afirmam que o primeiro registro preciso do "Angelus Domini" data de 1269. Nesta época, foi prescrito aos frades a saudação a Nossa Senhora todas as noites, com o som dos sinos e a recitação de algumas “Ave-Marias”, recordando o mistério da encarnação do Senhor.
O Angelus é uma oração, lida em recordação do Mistério perene da Encarnação três vezes ao dia: às 6 da manhã, ao meio-dia e às 18 horas, momento em que é tocado o sino. O instrumento, por sua vez, é acionado pela simbologia do momento.
Imagem de Freepik
Leia também: