Qual o melhor recipiente para esquentar comida no microondas?
A depender do material usado na composição da vasilha, pode-se causar problemas de saúde ou até danificar o aparelho.
O tempo cada vez mais corrido faz com que o microondas se torne um parceiro fiel no dia a dia da população. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a escolha dos recipientes para esquentar alimentos. Isso porque, a depender do material usado na composição do pote, o vasilhame pode fazer mal à saúde quando aquecido - resultando na liberação de substâncias químicas. Também pode-se danificar o próprio aparelho.
A professora de química Fernanda Odebrecht explica que deve-se ter cuidado com a escolha dos potes. “Inicialmente, o segredo é ler o rótulo para saber se o pote pode ou não ir ao microondas”, afirmou. Ela alerta que vasilhas habilitadas para aquecimento no microondas geralmente são sinalizadas com um desenho que remete a uma onda. “Eles fazem referência às microondas do aparelho”, sinalizou.
Recipientes plásticos de natureza descartável, por exemplo, devem, ser evitados. Comuns para armazenas alimentos entregues via delivery, os potes possuem Bisfenol A (BPA) - que é um composto orgânico sintético usado na produção de diversos tipos de plásticos. O material pode causar câncer.
No caso das xícaras, por exemplo, deve-se ter muita atenção. As metalizadas podem causar pequenos incêndios. Já na ausência de tintas metálicas, o uso é liberado desde que não haja o aquecimento do recipiente.
Posso aquecer água?
O aquecimento de água no microondas esconde um perigo. Isso porque a depender do tempo requisitado pode-se atingir o considerado ponto crítico. “A água não chega a borbulhar de imediato, mas na mistura de leite ou café pode-se ocorrer um borbulhamento e causar acidentes”, completou Fernanda.
A dica é água em até 30 segundos. Alimentos congelados devem ser aquecidos por etapas, de dois em dois minutos é a dica.
Leia mais: