Drex: saiba o que é a nova moeda digital
Ideia é ofertar um mecanismo seguro para transações digitais, com novas possibilidades.
O Banco Central do Brasil (BC) confirmou a criação do Drex, que significa a nova moeda digital equivalente ao real. A ideia é ofertar uma possibilidade segura e regulada para transações digitais. A expectativa é de que a moeda seja disponibilizada até o fim de 2024, já que encontra-se em fase de testes.
Na prática, o Drex funcionará como um similar ao Pix, mas com diferentes finalidades e escalas. O uso, inclusive, pode ocorrer para comprar imóveis, veículos e títulos públicos. Já o Pix restringe-se a limites de segurança. O uso, na maior parte das vezes, ocorre direcionado às transações comerciais.
A aplicação do DREX ocorrerá de forma diferente do habitual com as criptomoedas. Cada R$ 1 valerá 1 Drex. Há também a garantia do Banco Central. Vale lembrar que as criptomoedas não possuem a chancela.
Significado
Cada letra do real digital equivalerá a uma característica da ferramenta. "D" representa a palavra digital; "R" representa o real; “E” representa a palavra eletrônica; e o “X” passa a ideia de modernidade e de conexão.
Como moeda de atacado, não de varejo, o Drex não poderá ser acessado diretamente pelos correntistas. Os proprietários farão uso de carteiras virtuais atreladas a uma instituição de pagamento, como bancos e correspondentes bancários. Os depósitos deverão ser realizados nas carteiras, que possibilitam transações com a moeda.
Leia mais: