Como identificar sinais de abuso sexual em crianças?
O Ipea revela que 70% das vítimas de estupro do Brasil são menores de idade.
Os últimos registros envolvendo supostos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes na Paraíba acendem um alerta na população. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por exemplo, mostram que 70% das vítimas de estupro do Brasil são menores de idade.
Informações do Disque Direitos Humanos (Disque 100) e do Sistema Único de Saúde (SUS), revelam que mais de 17 mil casos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no país só nos quatro primeiros meses de 2023. Em decorrência da triste realidade enfrentada, na maioria das vezes nas próprias casas das vítimas, alguns sinais devem ser percebidos pelos pais e responsáveis pelas crianças.
O renomado Instituto Couto Maia listou três pilares fundamentais a serem percebidos por pais ou responsáveis de crianças e adolescentes.
Mudança de comportamento
- Alteração de humor, agressividade ou introspecção, vergonha excessiva medo ou pânico.
- Rebeldia, ataques de raiva.
- Comportamentos infantis, que já abandonou anteriormente, como chupar os dedos, por exemplo.
Problemas de saúde psicossomáticos
- Enfermidades sem aparente causar clínica, como dores de cabeça, erupções na pele e alterações gastrointestinais.
Comportamentos sexuais
- Interesse repentino por questões sexuais ou brincadeiras de cunho sexual, com palavras ou desenhos que se refiram às partes íntimas.
Denuncie
Uma das possibilidades de denúncia é o Disque 123. Trata-se de um serviço gratuito, no qual qualquer pessoa pode denunciar as diversas formas de violência, sendo garantido o sigilo e proteção do denunciante. Além de receber as denúncias, também encaminha aos órgãos competentes e monitora a resolutividade dos casos.
Leia mais: