PIS/Pasep: dinheiro 'esquecido' pode ser sacado até este sábado (5)
Valores que não forem retirados serão transferido à União; veja como sacar
Termina neste sábado (5) o prazo para sacar os valores 'esquecidos' em cotas do PIS/Pasep. Os 10,5 milhões de trabalhadores que têm valores devem fazer os saques pelo aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e não precisam comparecer às agências bancárias.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 512 mil pessoas fizeram o resgate até a última segunda-feira (31), somando R$ 745 milhões sacados, dos R$ 25,4 bilhões 'esquecidos' e disponíveis.
Caso os valores não sejam sacados até este sábado, os recursos serão transferidos ao Tesouro Nacional e, então, os interessados terão um prazo final de até 5 anos para fazer uma nova solicitação de saque à União.
Quem tem direito?
Brasileiros que trabalharam com carteira de trabalho assinada (CLT) entre 1971 e 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS/Pasep.
A retirada está disponível aos titulares das contas e, em caso do falecimento do titular, um herdeiro ou beneficiário poderá fazer o saque do valor.
Como faço o saque?
- Abra o aplicativo do FGTS e escolha a mensagem "Você que possui saque disponível";
- Clique em "Solicitar o saque do PIS/Pasep;
- Selecione a forma de saque: crédito ou em conta presencial;
- Verifique os seus dados e escolha "Confirmar saque"
- Após estes passos, o valor pode ser creditado em qualquer conta bancária de qualquer instituição financeira indicada pelo trabalhador e não há custo ou taxa na operação
Leia também: