Sistema que monitora terras indígenas é criado na Paraíba
Pesquisa teve início em duas disciplinas do mestrado.
Um grupo de pesquisadores do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) desenvolveu uma ferramenta capaz de divulgar e combater ilícitos ambientais em terras indígenas. Trata-se de sistema que utiliza dados geoespaciais para monitorar e divulgar em tempo real focos de queimadas e desmatamentos em terras indígenas brasileiras.
Denominada como IndiMap, a aplicação prevê grande impacto social, tecnológico e científico. O professor Francisco Petrônio Alencar, integrante da equipe de pesquisadores do projeto destaca que o "projeto tem alcance e interesse mundial, pois trata de uma temática muito sensível".
O trabalho foi desenvolvido durante a ministração de duas disciplinas do mestrado: Engenharia de Software e Banco de Dados. O projeto integra diversas fontes de dados abertas para gerar uma plataforma web e divulga as informações nas principais redes sociais. Em muitos casos é possível apontar o antes e depois do local.
O projeto foi desenvolvido pelos estudantes do Mestrado de TI: José Mário Fraga Miranda, Yuri Feitosa Negocio, Samara da Silva Brito, Juan Cássio Oliveira Marques, Rayllon Soares Pessoa e Rodrigo José Silva de Almeida; o estudante do curso superior de Sistemas para Internet, Wellington Pessôa de Lima Filho; e os professores Francisco Petronio Alencar de Medeiros e Juliana Dantas Ribeiro Viana de Medeiros.
As informações são prestadas 24 horas por dia e 7 dias por semana. As notificações sobre ocorrências são divulgadas em tempo real.
No dia 9 de julho, por exemplo, a plataforma disparou um alerta de um incêndio de grandes proporções na terra indígena do Parque do Araguaia. “Com um único alerta foram detectados 293 focos de incêndio, isso é uma tragédia e precisa ser noticiada. Foram centenas de hectares de cerrado consumidos pelo fogo em poucas horas”, revelou José Mário. A informação pode ser conferida no endereço da plataforma, que também oferta outros serviços.
Leia mais: