VÍDEO: TSE começa a julgar ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
Ação contra Jair Bolsonaro tem como base a reunião dele com embaixadores no período eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a julgar, nesta quinta-feira (22), o processo aberto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação trata da reunião de Bolsonaro com embaixadores, realizada em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada. É importante lembrar que, se for condenado, Bolsonaro ficará inelegível por oito anos e não poderá disputar as próximas eleições.
Alexandre de Moraes suspendeu o julgamento até a próxima terça-feira (27).
Na ação, Bolsonaro é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por ter transmitido a reunião por meio da TV Brasil. O pedido de investigação foi feito pelo PDT.
Em seguida, de forma liminar, o tribunal determinou a retirada das imagens do encontro das redes sociais e da transmissão oficial do evento por entender que houve divulgação de fatos inverídicos e descontextualizados sobre o sistema de votação.
Em parecer enviado ao TSE, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defendeu que Bolsonaro seja condenado. Para o órgão, o ex-presidente divulgou aos embaixadores informações inverídicas sobre as eleições.
Leia também: