Polícia Federal faz buscas na casa de Bolsonaro; Mauro Cid é preso
Operação Verine investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
O tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, foi preso na manhã desta quarta-feira (3), durante uma operação da Polícia Federal (PF). A instituição investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Buscas também são realizadas na casa do ex-presidente.
Ao todo, serão cumpridos seis mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio de Janeiro por meio da operação Verine. Os fatos são investigados dentro de um inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda segundo a polícia, a inserção de dados falsos aconteceu entre os meses de novembro de 2021 e dezembro de 2022. De acordo com os investigadores, os beneficiários fraudadores teriam acesso a certificados de vacinação para usar o documento no intuito de ultrapassar as restrições sanitárias impostas pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos.
Este conteúdo será atualizado com apuração de outras informações.
Leia mais: