TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
sobre inclusão

Nobel da Paz, Malala participa de evento no Ministério da Educação

Ativista falou sobre o direito de meninas à educação; ela foi recebida por Camilo Santana e Anielle Franco

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Malala participa de evento no Ministério da Educação
Malala participa de evento no Ministério da Educação (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, participou de um encontro sobre inclusão de meninas e ativistas educacionais na formulação de políticas públicas, realizado no Ministério da Educação, nesta quinta-feira (25).

Além do ministro da Educação, Camilo Santana, estiveram presentes a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Participantes de projetos da Rede Malala, instituição de ativistas pela educação do Fundo Malala no Brasil, também estavam no evento.

O Fundo Malala apoia o desenvolvimento profissional e dá visibilidade ao trabalho de mais de 80 ativistas e educadores de dez países, incluindo o Brasil. Eles trabalham em defesa da educação para meninas.

"Precisamos garantir a inclusão de meninas e ativistas educacionais na formulação de políticas e nas conversas mais amplas. Queremos ter certeza de que trabalhamos em colaboração com o governo, mas também com a sociedade civil, para que possamos promover, juntos, uma mudança para um futuro mais brilhante para as meninas", disse Malala em seu discurso.

O foco da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil (Rede Malala) é garantir, principalmente, que meninas negras, indígenas e quilombolas de comunidades rurais e áreas urbanas em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham seu direito à educação respeitados.

"Apoiamos 11 ativistas educacionais [no Brasil] que abordam questões de gênero, raça e desigualdade social, fatores que afastam as meninas das escolas. E estamos dando foco a meninas de comunidades negras, indígenas e quilombolas, garantindo que as mais marginalizadas tenham acesso a uma educação completa e de qualidade", afirmou ela.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, celebrou o encontro e lembrou que a ativista é referência para os educadores brasileiros. "Eu uso Malala desde que comecei a dar aula e mostrava aos alunos não só o documentário dela, mas o livro também, que inspira", disse Anielle.

Leia também:



Relacionadas