Você sabe as vantagens do backup de partição? Entenda e saiba como fazer um de forma simples!
De maneira simplificada, “partição” é o nome dado à parte de um espaço digital
Quando falamos sobre backups, um dos principais elementos a ser conhecido são as formas como ele pode ser feito. Em todos os casos o objetivo é o salvamento de cópias de arquivos importantes, mas as diversas maneiras como isso é realizado trazem prós e contras distintos.
O backup de partição, por exemplo, tem algumas características únicas que o tornam preferível a outras formas de realizar o procedimento. No texto de hoje nós vamos falar exatamente sobre esse assunto, explicando suas vantagens e como ele pode ser realizado.
O que é um backup de partição?
De maneira simplificada, “partição” é o nome dado à parte de um espaço digital. Imagine que o disco rígido de um computador é a quadra de uma cidade. Nesse exemplo, cada terreno, separado por paredes, cercas e portões, é equivalente a uma partição no espaço eletrônico.
O backup de partição então nada mais é do que o salvamento de cópias de arquivos presentes em um espaço delimitado do “todo”. Embora tenhamos usado o disco rígido de um computador como exemplo no parágrafo acima, existem partições em outros dispositivos.
Um HD externo, por exemplo, pode ser dividido em partições. É muito comum que essa ferramenta seja usada para separar arquivos de maneira mais eficiente do que simplesmente colocá-los em pastas distintas, permitindo formatações que não afetem o espaço total.
Os motivos para a realização de um backup de partição variam, mas geralmente estão associados com situações em que os usuários precisam somente proteger uma parte dos arquivos contidos em um espaço maior. Esse processo pode ser feito com o uso de softwares.
Como fazer um backup de partição com o UBackit?
Pegando o gancho do item anterior, chegou a hora de apresentar o Wondershare UBackit, um programa que permite que usuários realizem backup de arquivos importantes. Naturalmente, é possível realizar um backup de partição com as ferramentas do programa.
O primeiro passo consiste no download do programa, o qual pode ser feito no seu site oficial. Em seguida você irá realizar a instalação, clicando no arquivo .exe. Depois de alguns minutos, a janela inicial se abrirá com a mensagem “iniciar agora”. Clique e aguarde uns segundos.
A janela seguinte pedirá que você faça um login ou crie uma conta. Essa etapa serve somente para garantir que tenha um mês de teste grátis do programa, a fim de garantir a eficácia. Siga os passos indicados pelo software e você poderá acessar o menu completo do UBackit.
Selecione “crie um novo” e “backup do disco”. Não se preocupe: é a partir dessa opção que nós vamos selecionar a partição que queremos salvar. A janela mostrará todos os discos disponíveis, dentre os quais estarão as divisões (ou partições) criadas pelos usuários.
O restante é simples: basta que opte pela partição da qual quer fazer o backup e clique em selecionar. Em seguida, você escolherá onde quer salvar a cópia desse espaço. Quando tiver definido um destino, resta somente clicar em “fazer backup” e aguardar alguns minutos!
Quais são as vantagens do backup de partição?
Como você percebeu, existem diferenças entre salvar apenas parte dos arquivos e fazer o backup do disco rígido externo como um todo. Agora que já aprendemos a melhor maneira de realizar o backup de partição, chegou a hora de falarmos sobre as vantagens que o processo carrega.
Permite salvar arquivos específicos
Algumas vezes nós queremos preservar todo o conteúdo de um computador pessoal, desde as fotos até os históricos de funcionamento dos programas. Na maioria das vezes, porém, tudo o que queremos são alguns arquivos, com a eliminação de outros sendo algo positivo.
O backup de partição é a solução ideal para essas situações. A partir da divisão dos arquivos em espaços delimitados no dispositivo de salvamento, é possível realizar o backup somente de um número limitado de itens, garantindo maior praticidade durante esses processos.
É realizado de maneira mais rápida
Assim como qualquer outro software, programas de backup de arquivos executam tarefas em tempos distintos, dependendo do tamanho dos itens que estão sendo salvos. Naturalmente, esse período de realização das atividades vai depender do tamanho total do backup.
Por se tratar de um salvamento “selecionado”, o backup de partição reduz consideravelmente o tempo gasto pelo software. Isso acontece porque ao invés de serem feitas cópias de dezenas de gigas (ou as vezes teras!), o salvamento é realizado com apenas uma parte deles.
Garante maior segurança dos dados
Não é surpresa para a maioria dos usuários de computadores o fato de que eles podem ser infectados por vírus e malwares diversos. A ação desses agentes maliciosos pode ter um efeito catastrófico na máquina, especialmente quando consideramos os arquivos importantes.
O backup de partição diminui esses perigos, já que a parte mais importante dos dados do seu computador estará salva em outro dispositivo. Ou seja: caso a máquina seja infectada, os prejuízos que acometerão os itens dela não serão capazes de atingir os seus dados.