Bancos decidem suspender empréstimos a aposentados após medida do governo
Governo federal abaixou a taxa máxima de juros permitida
Bancos públicos e privados do Brasil decidiram suspender o empréstimo consignados aos beneficiários do INSS, após o governo federal decidir baixar o limite da taxa máxima de juros, em medida tomada na última segunda-feira (13).
Os bancos Itaú, Bradesco, C6 Bank, Daycoval, PAN, Mercantil, PagBank, Safra e Santander suspenderam as linhas de crédito nesta semana. Além deles, juntam-se os bancos públicos Caixa e Banco do Brasil, que também interromperam as concessões.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que, "Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extremamente vulneráveis. Buscamos encontrar um caminho que seja o melhor para a parte mais frágil"
Em nota divulgada nesta quinta-feira (16), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que, "O setor financeiro já havia se manifestado junto ao Ministério da Previdência e ao INSS, afirmando que, neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado"