Dinheiro esquecido: veja como herdeiros podem resgatar valores
Consulta a valores esquecidos podem ser feitas através do site do Banco Central.
Por Juliana Alves
Publicado em
A consulta aos valores esquecidos em bancos foi liberada nesta terça-feira (28) e, neste ano, os montantes esquecidos por pessoas que já morreram podem ser resgatados pelos herdeiros. De acordo com o Banco Central, a consulta pode ser feita também por testamentário, inventariante ou representante legal.
Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema de valores a receber informa a instituição responsável pelo dinheiro e a faixa de valor.
Veja, abaixo, o passo a passo para consultar os valores esquecidos por pessoas falecidas:
- Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br
- No campo indicado, informe o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida
- Caso apareça a mensagem "O CPF pesquisado tem valores a receber", retorne ao Sistema de Valores a Receber (SVR) a partir do dia 7 de março para solicitar o saque.
Cuidado com golpes
- O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br
- Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
- O Banco Central não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha.
- Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Leia também: