Tabajaras vão a Brasília e cobram agilidade para demarcação de terras
Caciques listaram as reivindicações, que incluem providências quanto aos empreendimentos turísticos em áreas indígenas
Lideranças indígenas da Paraíba solicitaram uma série de demandas à Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), em reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira (14). Os caciques Carlos e Ednaldo listaram as reivindicações, que incluem agilidade em processos demarcatórios e providências quanto ao avanço de empreendimentos turísticos em áreas indígenas.
Durante a reunião, foi debatido a necessidade de fortalecimento das ações realizadas pela Coordenação Regional (CR) de João Pessoa, unidade descentralizada da Funai localizada na capital paraibana. Os caciques também destacaram a importância de contar pela primeira vez com uma mulher indígena à frente da Funai.
Protestos
Em janeiro deste ano, indígenas protestam contra a construção de um resort, em uma região de mata, nas imediações da praia de Tambaba, em Conde, no Litoral Sul da Paraíba. A manifestação aconteceu na manhã do dia 31 de janeiro. Os manifestantes pedem a devolução da área aos povos originários e o término do desmate na região.
Em contato com o Portal T5, a Secretaria de Meio Ambiente do município informou que o procedimento para construção do empreendimento está “todo regularizado e seguiu os procedimentos ambientais. O problema é que os índios estão reivindicando a área como deles. O que não ocorreu. É uma área privada e se encontra dentro da APA Tambaba, em zona permissível para esse tipo de empreeendimento”, disse Walber Farias, titular da pasta.
Leia mais: