TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
REUNIÃO EM BRASÍLIA

Tabajaras vão a Brasília e cobram agilidade para demarcação de terras

Caciques listaram as reivindicações, que incluem providências quanto aos empreendimentos turísticos em áreas indígenas

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Lideranças indígenas em reunião na Funai
Lideranças indígenas em reunião na Funai (Foto / Reprodução: Funai)

Lideranças indígenas da Paraíba solicitaram uma série de demandas à Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), em reunião realizada em Brasília, nesta terça-feira (14). Os caciques Carlos e Ednaldo listaram as reivindicações, que incluem agilidade em processos demarcatórios e providências quanto ao avanço de empreendimentos turísticos em áreas indígenas.

Durante a reunião, foi debatido a necessidade de fortalecimento das ações realizadas pela Coordenação Regional (CR) de João Pessoa, unidade descentralizada da Funai localizada na capital paraibana. Os caciques também destacaram a importância de contar pela primeira vez com uma mulher indígena à frente da Funai.

Protestos

Em janeiro deste ano, indígenas protestam contra a construção de um resort, em uma região de mata, nas imediações da praia de Tambaba, em Conde, no Litoral Sul da Paraíba. A manifestação aconteceu na manhã do dia 31 de janeiro. Os manifestantes pedem a devolução da área aos povos originários e o término do desmate na região.

Em contato com o Portal T5, a Secretaria de Meio Ambiente do município informou que o procedimento para construção do empreendimento está “todo regularizado e seguiu os procedimentos ambientais. O problema é que os índios estão reivindicando a área como deles. O que não ocorreu. É uma área privada e se encontra dentro da APA Tambaba, em zona permissível para esse tipo de empreeendimento”, disse Walber Farias, titular da pasta.

Leia mais: 



Relacionadas